terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Dicas, Estratégias & Combos: Superior Rides


Galahad Ride Chain, Pendragon, Aleph, Blazing Flare Dragon, Yaksha, Tsukuyomi Ride Chain, Monster Frank, Spirit Series, Deadly Series, Cocytus, Dinochaos, Dark Rex, Daiyusha, Blond Ezel, Pelinore, Dragonic Descendant e Metatron. Essa são todas as superior rides lançadas até o momento.

Toda superior ride tem 2 vantagens alcançar o twin drive 1 turno antes, e conseguir alcançar o twin drive mesmo sem G3 na mão. Algumas só vem para a mesa da mão, outras não vem cedo, todas tem algum custo ou condição que não as tornam desequilibradas. Vou falar principalmente sobre a doce ilusão que a maioria das superior ride causam aos jogadores, e como pouquíssimas delas realmente valem a pena.

Superior Rides Inerentes:

Essas são aquelas superior rides que a própria carta tráz ela mesma para a mesa. Como é o caso do Yaksha, Monster Frank, Spirit Series, Deadly Series, Dinochaos, Dark Rex e Pelinore. O grande problema de todas essas cartas é que nenhuma tem o efeito de um boss, mesmo que você consiga cumprir suas condições e ative seus efeitos no melhor momento, nos turno seguintes você vai sentir a necessidade de fazer a ride de um boss por cima dessas unidades. No caso do Dark Rex e do Pelinore, você ainda ganha um ataque extra, isso os torna úteis mesmo que não seja começo de jogo, mas mesmo assim são cartas que não fazem muita coisa nos turnos seguintes.




Superior Rides a partir de outra carta:

Todas as superior rides não inerentes buscam a carta em questão direto do deck. É o caso do Galahad Ride Chain, Pendragon, Aleph, Blazing Flare Dragon, Tsukuyomi Ride Chain, Cocytus, Daiyusha, Blond Ezel, Dragonic Descendant e Metatron.

As ride chains e o Pendragon possuem a vantagem de não ter nenhum custo. Mas também não conseguem trazer o boss mais cedo, apenas ajudam a fazer as rides até chegar no boss. Assim como a superior ride do Cocytus, que mesmo tendo o custo de descartar 1 carta, é uma superior ride garantida da drop zone.



Aleph, Blazing Flare Dragon não dependem de um starter para fazer suas superor rides, mas têm custos muito altos, perdendo 2 cartas para ganhar 1 drive check a mais.



Daiyusha, Blond Ezel, Dragonic Descendant e Metatron dependem de um starter para conseguir a superior ride, o que dá mais consistência para o combo. A principal função de uma superior ride é trazer uma key card (de preferencia um boss) para a mesa de forma mais fácil e rápida, por esse motivo vou me aprofundar mais nas próximas superior rides.

O custo para buscar o Daiyusha é altíssimo, só fazendo valer a pena se for para que o Great Gaiyusha ative seus efeitos, mas para que o great daiyusha não ative seus efeitos o jogador precisa errar as rides de dimensions robos em todos os grades praticamente, sendo que 8 dos G1, 8 dos G2 e todos os 8 G3 são dimension robos, e o ideal é fazer a cross ride com o daiyusha na soul, mantendo o starter na soul, é necessário que 1 dos G1 ou g2 dimension robos apareçam no early game. Mesmo que tudo dê errado, ainda temos o Daibattle (critical trigger) que pode ser enviado para a aoul para dar +3k para 1 unit. Todas essas possibilidades tornam o custo de 4 Rgs para a superior ride um custo absurdamente alto em quase todas as situações do jogo.



Blond Ezel, Dragonic Descendant e Metatron tem superior rides que funcionam exatamente da mesma maneira. Quando um G2 específico é o vanguard, você pode enviar um G1 específico e o starter para a soul para buscar o boss do deck. A maioria dos clans possui starters que fazem jogadas positivas ou no mínimo nulas, por isso não podemos considerar que o starter seja uma carta perdida. Essas superior Rides têm o custo de 2 cartas para ganahr 1 check 1 turno antes, tendo um resultado imediato negativo, mas no turno seguinte, você ganhará uma carta por não precisar fazer ride de um G3, tornando o resultado nulo. As vantagens dessas superior ride se tornam o fato de poder fazer cal de G3 1 turno antes, de ter mais chances de checar trigger e também de conseguir chegar no G3 mesmo que não o tenha na mão. O lado negativo é apenas um, caso a superior ride não aconteça, o Starter se tornará um boost fraco para o mid/late game, tendo que ser subtituído. como subtituir o starter na RG é algo comum em muitos jogos, mesmo sem a possibilidade da superior ride, isso não é algo dificil de conviver.



Concluindo, as únicas superior rides que trazem jogadas positivas, são as ride chain do Galahad e da Tsukuyomi, mas não se encaixam no padrão das outras superior ride por que todas as ride chains trazem vantagens quando funcionam. As ride chain com no estilo do Blond Ezel também valem a pena, por não causar uma jogada negativa e ajudar na consistência (assim como uma ride chain). Todas as outras acabam sendo jogadas negativas e/ou trazendo vanguards que precisam ser substituidos mais tarde, diminuindo a consistência e consequentemente o poder do deck.

Nenhum comentário:

Postar um comentário