terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Dicas, Combos & Estratégias: "Payoffs"

Eu sempre falo que todas as jogas, cartas, combos e deck são situacionais, que poder dar certo ou não, mas também já falei sobre tomar as decisões mais corretas por terem mais chances de conseguir melhores resultados.

Payoffs podem ser traduzidos como objetivos. Eles são as resultados que cada jogada causa. A importância de analisar os payoffs durante uma partida é saber o que buscar a cada jogada e quais resultados isso trará para a partida.

Analisando os payoffs de forma inversa, depois dos resultados terem acontecido, podemos descobrir o que causou esses resultados e como melhorá-los, inclusive como corrigir nossos erros e principalmente, conseguimos identificar os nossos erros.

Vamos a alguns exemplos:

- Overshield: em muitas situações vemos players defesando um ataque que precisaria de 5k para ser parado com 10k. As vezes isso tem motivo, o jogador não quer levar aquele dano e não tem defesas menores para gastar. As vezes também acontece o contrario, o jogador sabe que não pode levar aquele dano por que não tem como defender o vanguard depois, e existe muita chance daquela vanguard checar um critoco pelas características do deck/clan/meta. E vemos esse jogador Levando um dano desnecessário para economizar shield de 10k.

- Esperar que venha um trigger no dano: muitas vezes precisamos desse tipo de jogada dependente de sorte por falta de shield ou para guardar alguma 'key card' na mão. mas muitas vezes deixamos de defender ataques tão fracos que o boost para facilitar os próximos ataques não vale a pena. Como 1 primeiro ataque de 13k, quando o vanguard vai atacar com 26k e a outra RG com 20k. se você blockar com 5k o primeiro ataque, você economiza uma imensa quantidade de shield que gastaria no vanguard, mesmo se tirasse um trigger.

- Over-ride: muitos jogadores fazem builds com vários boss diferentes e para usar os efeitos de todos costumam fazer ride, sobre ride. Quando o jogador, faz esse tipo de jogada, ele automaticamente perde 1 carta (1unit que poderia estar na sua mão p/ servir de shiled ou descarte, ou na sua rearguard para conseguir mais 1 ataque foi usada para mudar o seu vanguard) para esse tipo de jogada valer a pena, o resultado dela deve ser mto positivo. No caso dos Cross ride isso é naturalmente positovo, seu vanguard vai defender com 13k, em cada atk voCê econimizará 5k de shield ou o seu oponente precisa formar colunas completamente diferentes e gastar muito mais efeito p/ se recuperar dessa desvantagem.

- Defender para mais de 2 triggers passar: claro que em situações de total controle do jogo isso é uma garantia de não perder não importando o que o oponente saque. Mas durante o mid-game ou caso não se possua um controle tão grande do jogo, esse over shield pode custar o jogo nos turnos seguintes.

- Defender para 1 trigger passar: as vezes também não temos escolha e precisamos apostar que o oponente não vai sacar trigger para sobreviver. Mas como o exemplo anterior, no começo do jogo ou em qualquer momento em que não seja necessário para sobreviver (ou que você tena contado as cartas do oponente e viu que ele não tem mais trigger no deck), defender assim é disperdiçar shield.

Todas essas jogadas "ruins", podem até dar certo, mas é um risco muito grande, para vantagens não tão grandes. Vanguard é um jogo simples, a mecânica se baseia em vantagem numérica, e as ações para alcançar essas vantagens dependem de um único sistema. Contagem de cartas!

Ao defender com 5k ou com 10k, você continua defendendo com 1 carta, ao distrubuir um boost de 5k você pode fazer o oponente continuar parando seu ataque com 1 carta ou com 2 dependendo para quem você dê o boost. Ao formar colunas o pensamento é o mesmo, ao pagar custos para os efeitos também. Todas as jogadas tem um custo, uma condição e um resultado, e a cada partida estão inseridas em diferentes situações. Todo isso pode ser analizado em forma de números e esses números lhe darão a jogada com o melhor 'Payoff'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário