sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Dicas, Estratégias & Combos: "Além do Deck Building"

Teoria de jogos envolve muito planejamento, no caso de um jogador de card games, esse planejamento se divide em 3 partes:

- Planejar as jogadas e as variações dessas jogadas
- Conhecer seus adversários
- Montar o deck

Os primeiros passos sempre são escolher um clan, conhecer todas as cartas, seus boss, seus suportes, combos, jogadas principais, características-chave, pontos fracos e fortes. Antes de decidir quais são as melhores 50 cartas para fechar o deck é bom conhecer todas as possibilidades que o clan oferece e compará-las.

O conhecimento prévio dos seus adversários, principalmente da forma como cada deck joga e quais são as builds mais populares e fortes (metagame) é o passo seguinte para construir um deck competitivo. Um exemplo disso é o fato de que no TCG, colunas de 20k são ótimas porque a maioria dos vanguards tem 10k, já no OCG, com várias cross rides, o importante é conseguir somar 18k sem nenhuma dificuldade e em situação mais "faceis" tentar somar força para ter ataque que não são parados por 10k shields.

Esse conhecimento do advarsário é importante para saber quais clans você/seu clan tem mais dificuldades ou não de vitória. As suas melhores e piores "Match-ups". Por exemplo, se o seu deck depende muito de determinado boost, as suas piores match-ups são contra decks que conseguem retiras essas unidades, como kagero e narukami. Ou se o seu deck soma colunas de 20k com muita facilidade, decks com vanguards de 11k fazem as suas jogadas perder força. O importante de conhecer essas características préviamente é ter algum tipo de jogada ou carta para usar nesse tipo de situação.

Depois de conhecer todos os seus recursos e os recursos dos seus oponentes, você está preparado para montar o deck. O ideal é procurar o maior número de cartas que combem entre si, sem precisar de muita coisa. Cartas que aumentam a sinergia e versatilidade do deck. Como no caso de um deck fraco contra kagero ou narukami. se todos os seus boosts podem substituir outro boost à altura, os efeitos de retirar unit não causarão tanto problema.

Dificilmente esses passos trarão um resultado 100% eficiente logo na primeira tentativa. Sempre é necessário fazer vários testes e adaptar o deck a partir dos resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário